Cultura Gay

Cultura Gay em diferentes culturas...


Traduções: Marvel Souza. Instagram: @marvelsouzaoficial.

A PAIXÃO DA MANGA CORTADA...

"O imperador chinês Ai Oh Han se apaixonou por um oficial chamando Dong Xian dando-lhe poder político e um palácio magnífico. De acordo com a legenda, enquanto ambos dormiam na mesma cama, o imperador foi despertado para tratar de um assunto urgente. Dong Xian, seu amante, estava dormindo sobre a túnica do imperador, e ao invés de despertá-lo, o imperador preferiu cortar a manga de sua túnica e deixá-lo dormir.

Assim, "a paixão da manga cortada" se tornou um eufemismo na tradição gay da China".


OS MISTÉRIOS OCULTOS DEBAIXO DA CALÇA...
"Um dos maiores poetas de todos os tempos e considerado o mais importante no Islã, Abu-Nuwas, foi também um homem muito polêmico.

Ele foi um mestre da sátira e escrevia frequentemente sobre temas proibidos pelo Islã. Seu intuito era impactar seus leitores, mesmo isso tendo o levado à prisão em várias ocasiões.

Seus poemas homoeróticos podiam ser doces e românticos, até mesmo lascivos: "Os mistérios ocultos debaixo das calças são revelados para você nas saunas... deleite seus olhos sem restrições".

Abu-Nuwas foi imortalizado na obra as  Mil e Uma Noites". 


A HOMOSSEXUALIDADE NO NOVO MUNDO...
"Há evidências de casais homoafetivos nas Américas, e diversas culturas americanas nativas são conhecidas pela tolerância e reverência à diversidade sexual e de gênero. 

Há muitas coisas que não sabemos sobre a homossexualidade no Novo Mundo e não temos como saber, porque quando os cristãos europeus conquistaram a América, impuseram seus valores e destruíram evidências de casais do mesmo sexo, já que consideravam isso pecado de pagãos.
O conhecimento de vidas e amores se perderam para sempre".


UNIDOS NA VIDA E NA MORTE...
"Khnumhotep e Niankhkhnum foram servos reais que compartilhavam o título de supervisores de manicuristas no palácio do rei Niuserre.

Ambos estão retratados em sua tumba em uma das mais íntimas poses permitidas pelas convenções artísticas do Egito: cara a cara, tocando o nariz um do outro. 

O nome 'Niankhkhnum' significa "unidos em vida" e Khnumhotep significa "unidos na bênção da morte". Seus nomes juntos têm o seguinte significado: "UNIDOS NA VIDA E NA MORTE". 

Acredita-se que eles foram o primeiro casal do mesmo sexo do qual se tem registro na história da humanidade".


GAYS NA CULTURA DOS SAMURAIS...
"Os samurais praticavam a homossexualidade hierarquizada por idade, chamada de shudō.

Comumente, um samurai servia ao seu daimyo com honra e esperava-se que este o acompanhasse na morte.

No entanto, Mitsushige não estava de acordo com essa regra e pediu ao seu amado samurai Tsunetomo que renunciasse a ideia de acompanhá-lo na morte. 

Ironicamente, esta quebra de tradição desencadeou um novo código de samurai, pois Tsunetomo se estabeleceu nas montanhas, onde ditava a um jovem samurai o que se tornaria o Hagakure, um reconhecido guia da cultura samurai".


A GENTE SE FAMILIARIZOU IMEDIATAMENTE...

"Walt Whitman foi um dos mais celebres poetas na história dos Estados Unidos. Com seu livro "Folhas de Grama" ele aspirou escrever o grande épico americano e trabalhou durante toda sua vida revisando-o.

O homoerotismo em seu trabalho pode ser considerado como obsceno por alguns e profundamente inspirador pela sensualidade de seus versos que celebram a sexualidade humana, o mundo material e a ética humanista.

Whitman conheceu o motorista de ônibus Peter Doyle, que disse em seu primeiro encontro: "NOS FAMILIARIZAMOS IMEDIATAMENTE - EU COLOQUEI A MÃO EM SEU JOELHO E AMBOS ENTENDEMOS"".


A HOMOSSEXUALIDADE ABERTA DE RUSTIN...

"Bayard Rustin foi o coração e a alma do movimento civil  pelos direitos das pessoas de cor nos Estados Unidos.

Ele foi organizador chefe de Martin Luther King, pioneiro da resistência pacífica e o homem por trás da marcha de Washington em prol de trabalhos e liberdade. Nessa marcha o Dr King pronunciou o discurso: "Tenho um sonho".

A aberta homossexualidade de Rustin foi contida e seu impacto nos temas estadunidenses foi ignorado até então.

Walter Naegle foi seu companheiro até sua morte e se tornou seu testamenteiro".

PEQUENO DEMÔNIO...

"O inventor renascentista Leonardo da Vinci teve como amante o seu assistente Gian Giacomo Capproti de Oreno, mais conhecido como Salai, cujo significado é "pequeno demônio".

Depois de viver com Salai por um ano, Da Vinci listou seus vícios, chamando-lhe de ladrão, mentiroso, cabeça dura e glutão.

Salai roubou dinheiro e objetos de valor, mesmo assim, Da Vinci conviveu com ele por mais de 30 anos e o usou como modelo para algumas de suas obras. Havia algo em Salai que encantava Da Vinci".


PERMANECEREI UNIDO A TI...

"Sérgio e Bacco, soldados romanos, amantes, considerados cristãos por rejeitarem adorar ao deus júpiter e foram honrados como mártires, uniram-se em um ritual chamado "adelphopoiesis", que é considerado por alguns estudiosos um ritual de união entre pessoas do mesmo sexo.

Bacco foi agradido fisicamente até a morte, mas de acordo com a lenda, ele apareceu na cela de Sérgio no dia seguinte e fez a seguinte promessa: "Ainda que meu corpo seja separado de ti, eu permanecerei unido a ti".

Sérgio também foi torturado e morto logo depois".


(Traduções: Marvel Souza. Instagram: @marvelsouzaoficial)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

DEVOLVEU O PRESENTE?