CANCELADOS E CANCELADORES - BBB 2021

"CANCELADO E CANCELADOR, tema recente do reality show Big Brother Brasil e contundente com a realidade social de grupos que se sentem à margem  da sociedade por questões raciais, de gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou status socioeconômico, passou a ser alvo de questionamentos sérios. 


As cenas vistas em alguns dos episódios do BBB21 reforçam o alerta aos ativistas, quer sejam eles/elas engajados/as com lutas pelos direitos raciais, feministas ou de gênero, identidade de gênero e orientação sexual - O OPRIMIDO PODE SE TORNAR O OPRESSOR!

O ativismo praticado sem bases de conhecimento real da luta e seus objetivos, pode se tornar uma guerra na qual não há vitoriosos. Os excessos cometidos pelos querem ser ouvidos e vistos, desprovidos de respeito e reconhecimento do lugar de diálogo, não apenas de fala, tem sem mostrado como característica da falta de uma educação libertadora.

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor" - (Paulo Freire).

Biblicamente falando, alguns dos discípulos de Jesus incorreram no mesmo erro, tornando-se CANCELADORES de quem eles deviriam na verdade salvar (Lucas 9:52-54), ao ponto de sugerirem que os que não os haviam recebido fossem fulminados pelo fogo divino. A resposta de Jesus: "Eu não vim para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las" - (Lucas 9:56)".

Texto: Reverendo Marvel Souza (Instagram: @marvelsouzaoficial)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

DEVOLVEU O PRESENTE?