AS TRÊS PARTES DE UM SERMÃO


O sermão é constituído de três partes: Introdução (ou Exórdio), Corpo (ou Desenvolvimento) e Conclusão (ou Peroração). 

- Introdução (Exórdio): é importante que o pregador atraia a atenção dos ouvintes desde o começo da sua mensagem, e que mantenha esse interesse até o fim. 
A introdução prepara a mente dos ouvintes, para que possam compreender o assunto do sermão e as ideias a serem desenvolvidas no corpo do sermão. Ela ajuda a captar a simpatia do povo. 


- Corpo: é o desenvolvimento do sermão de forma didática, que ocorre geralmente com a exposição dos tópicos que serão abordados e as referências bíblicas que os sustentam. Neste momento, é válido destacar a importância do pregador ter além do conhecimento bíblico e teológico, informações sobre assuntos da atualidade (Há quem diga que um bom pregador sempre tem de ter uma bíblia e um bom jornal debaixo do braço). 

Ademais, outro aspecto que precisa ser levado em consideração é a cautela quanto aos assuntos que serão abordados, para que estes sejam acessíveis e de fácil assimilação. Por assim dizer, o sermão não pode se constituir uma verborragia intelectual e consequentemente inatingível. 

- Conclusão (Peroração): é a parte do sermão responsável por levar o assunto tratado a um fim adequado. O ideal é que a conclusão possa relacionar permanentemente a verdade pregada à vida dos ouvintes. 

A melhor maneira de preparar a conclusão é voltar a pensar sobre o objetivo específico que se tem em mente, a razão pela qual se quer pregar o sermão. O ouvinte precisa entender com clareza aquilo que o pregador quer que ele faça, à luz das verdades apresentadas na mensagem. 

Texto: Reverendo Marvel Souza (@marvelsouzaoficial)

Comentários

  1. Los tres elementos de una predicacion O Sermon.

    Consta con tres partes
    Itroduccion, Cuerpo y Conclucion.

    Introduccion :es importante que el predicador atraiga la atencion del oyente desde el inicio de su mensaje y que mantenga ese interes hasta el final.
    La introduccion prepara la mente de los oyentes para que puedan comprender el tema del Sermon,ayuda a captar la simpatia de la gente.
    Se presenta al predicador que va a dar la palabra se ora por el predicador toda la congregacion presente se lee la palabra en la biblia. O los versiculos a desarrollar casi siempre se adora antes con una cancion para preparar la mente del oyente, luego de leer la palabra se comienza a contar una historia o un testimonio para que el oyente este espectante. A lo que el predicador esta hablando palabra que esta llegando a su corazon.
    Por eso es bueno siempre de preparar el sermon en un borrador y orar y pedir la guia del Espiritu santo para no equivocarse y no salir de contesto siempre con el fin de llegar al final de la historia en cuestion.presentar a Jesus para que entre en el corazon del oyente.Esa es la conclucion del Sermon o la Predica,Hay que ir llevando el Sermon por los canales hasta llegar a Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

DEVOLVEU O PRESENTE?