REDE DE CASAIS LGBTQ+

REDE DE CASAIS LGBTQ+

No dia 24 de outubro de 2020, na sede da Igreja Metodista Reconciliadora IPEG, tiveram início os trabalhos da Rede de Casais LGBTQ+, que em seu primeiro encontrou reuniu 14 casais que se comprometeram com os objetivos propostos pela Rede. 


O primeiro encontro foi marcado pela dinâmica "Teia Familiar", promovida pelo casal Luiza Ferraz e Danielle Vilarins. Esta dinâmica teve como objetivo maior trabalhar o conceito familiar a partir da perspectiva de cada participante. 

(Foto: Rede de Casais)

Após ouvir de cada participante o conceito de família, o casal de advogadas passou a explicar o conceito legal de família e salientou quais são as possibilidades de constituição familiar de acordo com a legislação brasileira. Ademais, elas destacaram a diferença existente entre casamento civil e união civil (união estável).





(Foto: à direita Danielle Vilarins, à esquerda Luíza Ferraz - ambas advogadas)

Após a conclusão da dinâmica "Teia Familiar" e as explicações legais sobre constituição familiar, o Reverendo Marvel Souza apresentou o conceito da Rede de Casais, seus objetivos e trabalhos que serão realizados. Como pode ser visto nos slides utilizados pelo Reverendo no seguinte link: https://docs.google.com/presentation/d/1DpvM8t5_uhhnOQ63Hr8hRAG2A7Qkq0gRQJ-gueqBFvw/edit?usp=drivesdk

Dando continuidade ao assunto "Teia Familiar" o Reverendo propôs uma reflexão sobre os vários arranjos familiares encontrados na Bíblia Sagrada (Arranjos familiares na Bíblia:  http://www.xn--direitof-5ya5g.com/2020/03/faca-da-sua-casa-um-altar-de-adoracao.html ). Em grupos separados os casais presentes debateram sobre o tema e checaram todas as referências bíblicas.

Após os debates em grupos separados, os casais voltaram à formação de grupo geral para compartilhar suas conclusões e dúvidas que surgiram. 

Tendo feito os esclarecimentos e apontamentos finais sobre o tema, o Reverendo Marvel apresentou alguns temas que serão trabalhados no próximo encontro. (Os temas para o próximo encontro estão nos slides do link compartilhado anteriormente aqui nessa postagem)

Para concluir o evento, o Pastor Raphael Lira fez a apresentação da dinâmica familiar como a construção de uma casa. Para ilustrar suas conclusões, o Pastor usou uma base de metal com figuras separadas e imantadas de uma casa, e a medida que foi explicando, ele foi montando a casa destacando como podemos edificar nossa família a partir da relação que desenvolvemos com famílias estruturadas que podem compartilhar das suas experiências. Para tanto, ele usou como exemplo a figura de uma casa já montada como modelo para a construção da sua. Ademais, ele ressaltou que podemos personalizar nossa própria casa, mas sem bases seguras de referências, corremos o risco de construir algo frágil e passageiro. Desta maneira ficou mais claro que o propósito principal desta Rede é a interação e integração de casais no contexto de crescimento e amadurecendo relacional. 

Foram momentos de reflexão, oração, comunhão e edificação espiritual, que foram concluídos com um lindo coquetel de confraternização.



Parabéns a todos os casais inscritos na Rede! Você que quer fazer parte também, entre em contato pelo nosso whatsApp institucional: +55(61)99958-8435. 

Lista de casais inscritos:


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

DEVOLVEU O PRESENTE?