Feliz dia das mães!

"Assim como Maria não foi escolhida por acaso, você, mãe, também não foi. Deus tem um propósito em sua vida e te agraciou para que ele se cumpra"




Texto por Marvel Souza (Pastor da Igreja Metodista IPEG)

"A comemoração do "dia das mães" teve seu início nos Estados Unidos em 12 de maio de 1907, por meio da metodista Ana Jarvis,  que desejou homenagear sua mãe que havia falecido a cerca de dois anos. A partir de então, ela se mobilizou para que este dia tornasse um feriado para que todos pudessem também homenagear as suas mães. Ela conseguiu e, em 08 de maio de 1914, foi aprovada a resolução “Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day” pelo Congresso Americano, fixando o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.

No Brasil, o Presidente Getúlio Vargas, em 1932, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou também o segundo domingo de maio como o Dia das Mães. Tanto nos Estados Unidos, Brasil, como em outros países o Dia das Mães tinha como objetivo principal a valorização da mulher enquanto mãe e também enquanto mulher. A intenção deste dia não era comercial, mas de olhar para a mulher como uma criação de Deus e parte do seu sonho de família, bem como de valorizar o seu papel social.

Biblicamente falando, Deus sempre escolheu mães para cumprir seu propósito na terra, pois por meio delas ele planta suas sementes na humanidade - (pessoas que serão usadas para cumprir a sua vontade). Por exemplo, Maria foi escolhida para ser o meio pelo qual Jesus, o redentor,  viria à humanidade. E não foi por acaso que ela foi escolhida - o termo: "Salve Agraciada" reflete bem a condição necessária para ser usada por Deus. Assim também, muitas mulheres são agraciadas por Deus ao serem escolhidas para serem mães, pois nelas e por meio delas Deus cumpre seus propósitos na humanidade - a saber, reconciliar consigo mesmo a todos, por meio de Jesus. Fica claro que Maria entendeu isso ao dizer sobre Jesus: "Façam tudo que ele vos disser".

Ademais, as características maternas são a expressão mais próxima do amor, misericórdia, fidelidade e dedicação divina à humanidade. Por isso, neste dia das mães, para além dos bons presentes, pense na sua mãe como a "Agraciada do Senhor" e a respeite, ame, cuide e se dedique a ela com amor.

Finalizo esta palavra pastoral dizendo: "Assim como Maria não foi escolhida por acaso, você, mãe, também não foi. Deus tem um propósito em sua vida e te agraciou para que ele se cumpra"".

Feliz dia das mães!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

Esterilidade Espiritual