Votos de Casamento - Voto Sacerdotal

Texto por Marvel Souza  (Pastor da Comunidade Cristã IPEG)
Um dos momentos mais especiais na cerimônia de casamento é o momento dos votos sacerdotais, quando os(as) nubentes, diante de todos os presentes firmam compromisso de amor, cumplicidade e fidelidade. Para que este momento seja marcante e reflita com exatidão os princípios fundamentais da vida a dois, os(as) nubentes devem escolher, juntamente com o sacerdote oficiante o voto adequado.

Veja logo abaixo alguns exemplos de votos matrimoniais guiados e recitados:

1. Voto recitado (o sacerdote cita o texto e os(as) nubentes apenas respondem sim no final): 
     -"Você , ...... (nome) está  disposto(a) a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a este(a) homem(mulher),..... (nome),  para amá-lo(a), honrá-lo(a), consolá-lo(a) e conservá-lo(a), tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservar exclusivamente para ele(a) enquanto ambos viverem?"
2. Voto guiado (o sacerdote cita as frases que serão repetidas pelos(as) nubentes (um por vez)):
      -"Eu,.... (nome), com o coração livre para te amar, respeitar e honrar, diante de Deus e de todos os presentes te recebo como meu(minha) legítimo(a) esposo(a)". 
3. Voto recitado (o sacerdote cita o texto e os nubentes apenas respondem sim no final):
      -"Diante de Deus e de todos os presentes, cumprindo o que a Bíblia nos orienta quanto à constituição familiar,.... (nome),  você está disposto(a) a lutar pela felicidade, paz, permanência e integridade do casamento, a despeito das adversidades das vida a dois - seja na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, na alegria ou na tristeza enquanto vivermos? "
4. Voto guiado (o sacerdote cita o texto que será repetido por cada um dos nubentes):
     -"(Nome do outro (a)), eu quero pertencer a você, quero ser seu(sua) companheiro(a), seu(sua) amigo(a),  seu(sua) amante, na dor e na alegria, na aflição e no ânimo, nas derrotas e nas vitórias, nas trevas e na luz. Para isto, estou disposto(a) a colocar minha experiência de vida ao seu alcance. Quero dar-lhe coragem quando você desanimar, dar-lhe esperança quando você estiver descrente, quero ser sua força e escudo nas aflições da vida. (Nome), quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida. Conto, para isto, com a luz e a força de Deus."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

Esterilidade Espiritual