A Graça Através dos Tempos





Interessante que as mudanças que ocorrem através da história acabam sempre revelando porções da graça de Deus em todas as épocas. Como hoje temos a união de pessoas do mesmo sexo legitimada pela justiça brasileira e de vário outros países, a inserção de classes que outrora estavam à margem do convívio social e familiar. Isso nos prova que Deus se revela gracioso para com os necessitados, cumpre-se o salmo de número 12, verso 5: "Por causa da opressão dos pobres e dos gemidos dos necessitados eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira."

Leia o artigo abaixo:

John Boswell, historiador e religioso católico, dedicou grande parte de sua vida acadêmica ao estudo do tempo entre o final do Império Romano e início da Igreja cristã. Analisando os documentos legais e da igreja a partir desta época, ele descobriu algo incrível. Havia dezenas de registros de cerimônias da igreja, onde dois homens se juntaram em sindicatos que usaram os mesmos rituais de casamentos heterossexuais. Em compensação, não conseguiu quase nenhum registro de uniões lésbicas, o que demostra que a cultura é muito mais masculina.

Amparado por esta evidência, Boswell publicou um livro em 1994, um ano antes de sua morte, chamado de “Uniões do mesmo sexo na Europa pré-moderna”. O livro será lançado no próximo mês pela primeira vez em uma edição digital. Boswell na verdade começou sua pesquisa na década de 1970, e publicou um trabalho igualmente controverso em 1980 chamado Cristianismo, Tolerância Social e Homossexualidade: Pessoas gays na Europa Ocidental a partir do início da era cristã para o século XIV. Seu livro revela muito do que tinha aprendido ao longo de uma vida de pesquisa em fontes primárias em bibliotecas e arquivos espalhados.

Caso isso seja comprovado, temos mais uma vez a interferência religiosa tradicional, norteando os comportamentos humanos de acordo com o que é conveniente para seus objetivos. 

No entanto, considero que a graça manifesta através dos tempos, jamais poderá ser ocultada por força institucional ou particular - a graça divina se extravasou através dos tempos e não há livros que a possam suportar, nem termos que a possam definir, e nem tempo que a possa parar, ela vem se movendo e vai nos atingir. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre o Tempo (Esboço de pregação)

ARMAD@S E PERIGOS@S

Esterilidade Espiritual